O objetivo é fortalecer a divulgação sobre programa de prevenção ao Câncer em mulheres e homens.


Ciente que a prevenção é o melhor quando se trata de câncer, nos meses de Outubro e Novembro, os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) de Assis e Ourinhos, gerenciados pela Organização Social de Saúde Santa Casa de Misericórdia de Assis, irão atuar na divulgação da importância da prevenção.
O foco principal será divulgar as informações para participação em programas de prevenção da Secretaria Estadual de Saúde Governo do Estado de São Paulo, como Mulheres de Peito e Filho que Ama leva o pai ao Ame. Ambos os programas atendem faixas etárias específicas de idade e promovem exames preventivos nas unidades de atendimento ao Sistema Único de Saúde – SUS.
Para participar dos Programas e agendar os exames basta ligar no 0800 -779 0000 e discar a opção do Programa do qual quer participar, Mulheres de Peito ou Filho que Ama leva o Pai ao AME. Importante frisar que o agendamento é somente pelo 0800, ou seja, não adianta ir diretamente ou ligar em serviços de saúde, como por exemplo no AME Ourinhos ou Assis.
Saiba mais:
Mulheres de Peito: programa pioneiro do Governo do Estado de São Paulo, criado em 2014, que visa a detecção precoce do câncer de mama em mulheres com idades entre 50 a 69 anos. Para fazer o agendamento da mamografia basta ligar para a central de atendimento da Secretaria da Saúde, pelo número 0800 779 0000, de segunda a sexta-feira, das 8h às17h.
O atendimento está disponível em todo o Estado, em mais de 300 serviços de saúde com mamógrafo, como AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), hospitais do Estado e clínicas conveniadas. Além disso, quatro carretas do programa percorrem os municípios paulistas para a realização gratuita do exame.
Filho que Ama leva o Pai ao Ame: um programa, também inédito do Governo do Estado de São Paulo, que promove a realização de exames periódicos, os conhecidos check-ups médicos, gratuitos nos Ambulatórios Médicos de Especialidade (AME), em diferentes municípios.
Podem fazer os exames homens com 50 anos ou mais, que são atendidos pelo setor de enfermagem para avaliação de peso, altura e risco cardíaco e por uma série de exames laboratoriais de sangue e eletrocardiograma. Em seguida, são atendidos por cardiologistas e urologistas. Caso haja alguma anormalidade, são encaminhados para outros exames e tratamento. O agendamento ocorre somente pela central de atendimento da Secretaria da Saúde, pelo número 0800 779 0000, de segunda a sexta-feira, das 8h às17h.
A Santa Casa de Misericórdia de Assis foi inaugurada em 1919 e desde 2011 é uma Organização Social de Saúde - OSS.
Há quase um século prestando serviços de saúde de qualidade conta com 110 leitos, sendo 10 de U.T.I. e promove assistência de saúde nas áreas de cirurgias, internação, atendimento de urgência e emergência, retaguarda médica, exames laboratoriais e de imagem, além do suporte médico em 31 especialidades.
Em 2016 a OSS recebeu Certificação Ouro pelo Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão – Cealag no Programa de Revitalização, do Grupo CPFL Energia.
Com um complexo hospitalar composto por Hospital, Maternidade, Laboratório e Lavanderia, a OSS Santa Casa de Assis oferece atendimento de qualidade à população de 12 Municípios, beneficiando cerca de 250.000 mil habitantes, sendo responsável pela gestão dos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) das cidades de Assis (desde 2013) e Ourinhos (2017).
Para saber mais sobre a OSS acesse www.santacasadeassis.org.br.