Ambulatórios estaduais foram inaugurados em 2013; cada unidade fez mais de 1 milhão de atendimentos no período, entre consultas, exames e pequenas cirurgias

Os AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) Assis e Ourinhos, unidades da Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, completaram cinco anos, com um balanço superior a dois milhões de atendimentos por ambas as unidades, no período. Os Ambulatórios foram inaugurados em 8 de junho de 2013 e são gerenciados pela Organização Social de Saúde Santa Casa de Assis.
Desde sua inauguração, o AME Assis registrou 533.255 atendimentos, 671.725 exames e 17.895 pequenas cirurgias. Neste mesmo período, o AME Ourinhos também realizou 433.894 atendimentos, 589.907 exames e 14.909 pequenas cirurgias.
Para comemorar, os AMEs realizaram, nos dias 4 a 8 de junho uma programação especial, com atividades voltadas aos pacientes que estiveram em consulta ou exames nessas datas. As ações foram diversificadas e tiveram desde distribuição de sementes – em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, apresentação musical de violino, voz e violão. Também foram destaque na programação o oferecimento de massagem, limpeza de pele, aferição de pressão e teste de glicemia aos pacientes.
Na sexta-feira, data do aniversário, foram realizadas cerimônias que contaram com a participação de autoridades locais e novidades, como o lançamento do site e implantação do Manual do Paciente no AME Ourinhos (que estarão disponíveis a partir de julho), além da exibição do vídeo ‘Voltando a Ver a Vida’ no AME Assis, que aborda a cirurgia de Catarata e que vem sendo exibido em capítulos na fan page da unidade.
Segundo a gerente dos AMEs, Andréia Camargo Souza, o objetivo é sempre promover conteúdo de informação para o paciente, visando o melhor atendimento e qualidade nos serviços oferecidos. “Nosso paciente está em primeiro lugar. Nesses 5 anos os AMEs juntos somam mais de 2 milhões de atendimentos. Esse número mostra o impacto do serviço de especialidade nas comunidades regionais de Assis e Ourinhos”, afirma.
A provedora da organização gestora, Santa Casa de Assis, Profª Drª Telma Gonçalves Carneiro Spera de Andrade participou das cerimônias e destacou que os serviços estão entre os melhores do Estado em qualidade de atendimento e isso, segundo ela, é mérito da dedicação e competência das equipes, que construíram a história dos Ambulatórios nesses 5 anos.

AMEs
Os AMEs são unidades ambulatoriais de alta resolutividade que oferecem consultas com especialistas, exames e, em algumas unidades, pequenas cirurgias em um só local.
AME Assis - referência para 12 Municípios: Assis, Borá, Cândido Mota, Cruzália, Florínea, Lutécia, Maracaí, Palmital, Paraguaçu Paulista, Pedrinhas Paulista, Platina e Tarumã.
AME Ourinhos - referência para 13 Municípios: Bernardino de Campos, Canitar, Chavantes, Espírito Santo do Turvo, Ibirarema, Ipaussu, Óleo, Ourinhos, Ribeirão Do Sul, Salto Grande, Santa Cruz do Rio Pardo, São Pedro do Turvo e Timburi. Foi o segundo Ambulatório do Estado de São Paulo a se tornar AME Mais, no ano de 2015, contando com Hospital-dia e a realização de cirurgias de média complexidade.

Para ver mais fotos clique aqui