Cientes da importância da prevenção a depressão e suicídio, os Ambulatórios Médicos de Especialidades - AMEs Assis e Ourinhos realizaram durante todo o mês atividades voltadas ao Setembro Amarelo.

Em Ourinhos, mensagens motivacionais e de valorização da vida foram disponibilizadas em todo o prédio do Ambulatório, além de cartazes nos murais. Já em Assis foi realizada uma palestra com a psicóloga Maris Stella Alvares Gabriel, nos dias 16 e 20, abarcando o tema “Valorize a vida! Conversar é sempre a melhor saída” e distribuídos balões amarelos pelos corredores de atendimento, também com mensagens positivas para os pacientes. Aos funcionários, foram deixadas palavras de valor a vida em suas salas e nas ferramentas de trabalho.

A depressão e o suicídio têm preocupado os agentes de saúde de todo o mundo. Os números referente ao assunto impressionam e segundo a OPAS/OMS Brasil, a cada ano, cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida e um número ainda maior de indivíduos tenta suicídio. Cada suicídio é uma tragédia que afeta famílias, comunidades e países inteiros e tem efeitos duradouros sobre as pessoas deixadas para trás. O suicídio ocorre durante todo o curso de vida e foi a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos em todo o mundo registrada nos últimos anos.

Gerenciados pela Santa Casa de Assis, que está sempre atenta às questões que envolvem a saúde de seus colaboradores, os AMEs também têm sempre buscado desenvolver atividades e palestras visando o conhecimento e a qualidade de vida, não só neste mês mas durante todo o ano.

Para ver essa e outras notícias sobre os AMEs acesse www.ameassis.org.br e www.ameourinhos.org.br.