6

 

Cientes da importância da prevenção do câncer de mama, a Santa Casa de Assis e os Ambulatórios Médicos de Especialidades - AMEs Assis e Ourinhos, gerenciados pela instituição, realizaram durante todo o mês atividades voltadas ao Outubro Rosa.

As três unidades destacaram a importância da prevenção, com cartazes e faixas rosa, afixados nos murais ou corredores, com mensagens de cuidado e orientações sobre o autoexame.

 No AME Assis, a palestra “Um Toque de Carinho”, ministrada pela Mestra em Enfermagem e Doutoranda em Ginecologia e Obstetrícia, Talita Domingues Caldeirão, ainda esclareceu diversas dúvidas das colaboradoras sobre os cuidados preventivos. Já em Ourinhos, foi exibido no auditório do AME, em primeira mão às colaboradoras, a edição especial do vídeo “AME Saúde”, programa de dicas e orientações que na edição deste mês apresentou os doutores Leonardo Orlandini e Camila de Souza, médicos mastologistas dos AMEs Ourinhos e Assis, respectivamente, que discorreram sobre o autocuidado e a prevenção do câncer de mama.

Segundo o Inca - Instituto Nacional de Câncer, o tipo de doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil é o câncer de mama, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%. Ele pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com taxas de sucesso satisfatórias.

Todas as mulheres, independentemente da idade, devem ser estimuladas a conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Além disso, o Ministério da Saúde recomenda que a mamografia de rastreamento (exame realizado quando não há sinais nem sintomas suspeitos) seja ofertada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos.  

Para assistir ao episódio do AME Saúde sobre o Outubro Rosa, acesse:

https://www.facebook.com/watch/?v=904484449933424

ou https://youtu.be/XgfFyb7r6t8.

 

5.1