Unidade será a primeira do Vale do Paranapanema a conquistar a acreditação em qualidade e segurança em saúde

O AME Assis – unidade da Gestão Ambulatorial da Santa Casa de Assis – deu mais um passo decisivo para a conquista do selo da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que atesta padrões de excelência em qualidade e segurança em saúde. Nesta semana, o Ambulatório recebeu a visita de auditores para a realização da auditoria interna, conduzida em parceria com a DeCarvalho Consultoria Empresarial.

Essa é uma etapa preliminar para a auditoria oficial, prevista para acontecer em novembro deste ano, quando a unidade poderá se tornar a primeira instituição de saúde do Vale do Paranapanema a receber o selo de acreditação ONA.

A iniciativa contou com o engajamento de toda a equipe do AME Assis, que demonstrou comprometimento com os processos e protocolos exigidos para a certificação.

Segundo Andreia de Camargo Souza, gerente de Serviços Ambulatoriais da Santa Casa de Assis, a acreditação é um marco histórico para a instituição:

“A certificação ONA é um dos mais rigorosos referenciais de qualidade no país, avaliando aspectos que vão desde a gestão até a assistência ao paciente. Acreditar o AME Assis, sempre foi um sonho da Santa Casa de Assis e de toda equipe do Ambulatório. Gerenciamos o AME Assis desde 2013 e temos nos empenhado muito em oferecer um SUS de qualidade para os pacientes dos 12 Municípios Referenciados.  Essa foi nossa primeira auditoria interna, que proporcionou a equipe uma nova energia para chegar à etapa da auditoria externa, que é quando finalmente ocorre a acreditação e o selo ONA é concedido. Apesar de ter ainda alguns quesitos para ajustar, esta etapa preliminar foi marcante para toda equipe, pois confirmou a coerência no padrão de gestão praticado, na medida que verificamos que nossos processos são autênticos e refletem exatamente o que acreditamos ser essencial para uma gestão em saúde: transparência e honestidade.”

Ao conquistar o selo, o AME Assis também consolida a credibilidade da instituição perante colaboradores, usuários e gestores públicos, reforçando a relevância do trabalho desenvolvido pela Santa Casa de Assis na gestão de unidades ambulatoriais de alta complexidade.