No início deste mês, dia 9, profissionais da equipe de enfermagem dos Ambulatórios Médicos de Especialidades de Assis e Ourinhos e da Santa Casa de Assis participaram de um encontro técnico promovido pela Sterimed, em Bauru, que abordou o tema Esterilização por Vapor com Formaldeído a Baixa Temperatura.

O evento foi ministrado pela especialista em processamento e esterilização de produtos para saúde, Profª Dra. Kazuko Uchikawa Graziano, que é pesquisadora em Central de Material há mais de 30 anos, além de Líder do Grupo de Pesquisa "Controle de infecção relacionada a procedimentos assistenciais no Centro de Material e Esterilização", Doutora e Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e Pós-doutorado em Leicester Inglaterra.

No oportunidade a Dra. Kazuko discorreu sobre a segurança e benefícios do reprocessamento/ esterilização, além de esclarecer as dúvidas dos profissionais de CME.

A Central de Material e Esterilização (CME) é uma  área muito importante, sendo responsável pela limpeza e processamento de artigos e instrumentais médico-hospitalares. É por meio dela que se realiza o controle, o preparo, a esterilização e a distribuição dos materiais ambulatoriais e hospitalares.

Participaram do encontro as enfermeiras Rita de Cássia Faria Barchi (Santa Casa de Assis), Cristiane Malta dos Santos Mendes (AME Assis), Francieli Plixo de Oliveira e Mirian Zilda Cabral Muniz (AME Ourinhos), além dos técnicos em enfermagem Ivana Aparecida Cassiano (AME Assis) e Marcio Antônio Ribeiro Cardozo (AME Ourinhos).

A centenária organização Santa Casa de Assis, gestora dos AMEs de Assis e Ourinhos, tem priorizado ações de humanização com foco no paciente, sempre preparando seus profissionais para promover atendimento SUS de qualidade e comprovando que sua grande especialidade é o amor. 

 

2 japa