Na terça-feira, 17 de setembro, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Assis, sob a gestão ambulatorial da Santa Casa de Assis, promoveu um treinamento voltado aos colaboradores com o objetivo de reforçar as Metas Internacionais de Segurança do Paciente.
A ação integrou a programação institucional do Dia Mundial da Segurança do Paciente, semana em que a Santa Casa de Assis ressalta em suas unidades a importância das seis metas internacionais, essenciais para assegurar um atendimento seguro e eficaz.
Ministrado por João Lucas, líder da recepção do AME e Bruna Murbach, enfermeira responsável pela Comissão de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (CCIRAS), o treinamento foi realizado em duas turmas, abordando especificamente a Meta 1, que trata da identificação correta do paciente, e a Meta 5, que se refere à prevenção dos riscos associados aos cuidados de saúde, com foco na higienização das mãos.
Dinâmicas e informações
Durante o treinamento, os colaboradores foram instruídos sobre a forma adequada de identificar os pacientes e os potenciais riscos de erros nessa etapa, enfatizando sobre a importância da ação na promoção da segurança e a qualidade do atendimento. Durante o evento ainda foi realizada uma simulação envolvendo um caso fictício, demonstrando por meio de uma atividade prática os benefícios ao paciente que a identificação correta proporciona.
Outro tema abordado foi a relevância da higienização correta das mãos como uma das principais medidas para prevenir infecções e garantir a segurança do paciente. A enfermeira Bruna conduziu uma breve apresentação sobre o tema, destacando as etapas da lavagem correta das mãos e seus benefícios. Os participantes também puderam interagir, durante a realização de uma dinâmica com tinta, durante a qual eles puderam visualizar como as bactérias se espalham facilmente quando as mãos não são higienizadas de forma adequada.
O AME Assis, com foco no paciente, por meio de constantes treinamentos com seus colaboradores, procura capacitar sua equipe e reafirmar sua posição como referência em atendimento ambulatorial SUS de qualidade a toda população.