Sistema Único de Saúde comemora 34 anos de assistência a toda parcela da população; no primeiro semestre de 2024 Organização Social de Saúde assisense já realizou mais de 450 mil atendimentos SUS

 

No dia 19 de setembro é celebrado o Dia Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), uma data que destaca a importância do acesso universal e gratuito à saúde de todos os brasileiros. A Santa Casa de Assis, uma das principais instituições de saúde da região, reafirma seu compromisso com o SUS ao prestar atendimento contínuo de qualidade à população de Assis e Região.

Segundo dados oficiais, do DataSUS e do Siresp, no primeiro semestre de 2024, já foram realizados pela Instituição mais de 450 mil atendimentos por meio do SUS, em sua Gestão Hospitalar e Ambulatorial (AMEs Assis e Botucatu). Os números expressivos envolvem internações, diárias na UTI, atendimentos ambulatoriais, exames e cirurgias.

Em 2023 (assim como ocorreu em anos anteriores) a Instituição assisense superou sua pactuação, que previa 60% da capacidade total, alcançando 71,43% de atendimento voltado ao Sistema Único de Saúde. Destes, 81% foram destinados aos moradores de Assis. Neste ano, a Instituição Hospitalar já atingiu um índice de 65% de atendimento SUS, somente considerando os números do primeiro semestre.

Na gestão Hospitalar, nos primeiros sete meses do ano, foram mais de 90 mil atendimentos ambulatoriais, 117 mil exames, 1.990 mil cirurgias - das quais 65% foram cirurgias eletivas do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (PNRF).

Gestão Ambulatorial – AMEs Assis e Botucatu

Os Ambulatórios Médicos de Especialidades AMEs Assis e Botucatu, que são gerenciados pela Santa Casa de Assis, são essenciais para estes números tão expressivos e responsáveis diretos pelo acesso da população a atendimentos especializados e de alta qualidade – todos por meio do SUS.

De janeiro a agosto de 2024, os AMEs realizaram mais de 7.900 cirurgias e 151 mil exames: números que reforçam o impacto positivo dos Ambulatórios no acolhimento aos moradores.

Os AMEs são responsáveis por atender diversas especialidades médicas e não-médicas, permitindo um diagnóstico mais rápido e preciso. Contam com estrutura moderna e equipe qualificada e são fundamentais para o fluxo de atendimento no SUS, funcionando como uma ponte entre o atendimento básico e os hospitais de alta complexidade.

Vocação SUS e acolhimento humanizado

O histórico de atuação da Santa Casa de Assis evidencia o seu papel fundamental junto ao Sistema Único de Saúde, tanto na gestão de unidades de serviços próprias, como nos contratos de gestão enquanto Organização Social de Saúde.

Com uma vocação SUS consolidada ao longo das décadas, a Instituição mantém um compromisso contínuo em atender às necessidades de quem mais precisa, garantindo que todos tenham acesso a serviços de saúde de excelência, independentemente de sua condição socioeconômica, oferecendo atualmente um padrão de atendimento SUS diferenciado e muito mais humanizado e confortável aos seus pacientes.

Neste Dia Nacional do SUS, a Santa Casa de Assis reafirma sua missão de promover saúde e bem-estar, cumprindo sua função social com responsabilidade e dedicação, sempre em prol da vida e da saúde pública.

 

Viva o SUS! Saúde pública, igualitária e universal

Há 34 anos, a Lei nº 8.080 de 1990 regulamentou a saúde pública, igualitária e universal para todos os brasileiros. Trata-se de um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo. O SUS atende a uma população nacional com mais de 200 milhões de habitantes, oferecendo não apenas cuidados assistenciais (médico-hospitalar), mas também serviços de prevenção e de promoção da saúde, desde a gestação e por toda a vida. Principalmente durante o período pandêmico da Covid – 19, o Sistema mostrou sua força e importância, uma grande conquista na vida da população brasileira, especialmente das mais carentes.