A OSS Santa Casa de Assis, gestora do AME Assis, já é parceira da FEMA no acolhimento dos alunos de Medicina no internato .


Esta semana, dia 17, o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Assis, recebeu a visita técnica dos alunos do primeiro ano do curso de Medicina da FEMA (Fundação Educacional do Município de Assis) que vieram conhecer a unidade, o fluxo de atendimentos e seus resultados.

Acompanhados pela professora Dra. Lilian Dias dos Santos Alves, docente dos cursos de medicina e fisioterapia da FEMA, os estudantes puderam conhecer os serviços de saúde da Rede de Atenção à Saúde de Assis, bem como sua organização e funcionamento.

A gestão ambulatorial da Santa Casa de Assis, o AME de Assis atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de 12 cidades referenciadas, totalizando uma população de aproximadamente 300 mil habitantes, sendo reconhecido em toda a região por seu atendimento de excelência e tratamentos de alto padrão.

Na oportunidade os alunos puderam entender o funcionamento do AME dentro da rede de atendimento SUS e sua integralidade, como o paciente é encaminhado para o AME e contra-referenciado ou direcionado para os serviços de saúde terciários. Apreenderam mais sobre o objetivo do AME e sobre o importante trabalho de Apoio Matricial realizado com a região.

Os grupo foi recebido pela coordenadora de serviços não médicos Silvania Carnielli, pelo gerente médico do AME de Assis e AME de Ourinhos Dr. William Mosquin Simões e pela gerente de serviços ambulatoriais da Santa Casa de Assis Andréia de Camargo Souza.

Sobre a importância desta integração entre o AME e o curso de Medicina a gerente destacou:

“A Gestão Ambulatorial da Santa Casa de Assis, o AME Assis, tem um perfil de trabalho compartilhado com a rede de saúde SUS. Aqui priorizamos o paciente e buscamos proporcionar uma experiência diferenciada e de qualidade do início ao fim de seu tratamento e temos conquistado bons resultados. Com uma média de 10% de absenteísmo, realizamos junto as equipes da atenção básica de toda a região, um trabalho para incentivar uma maior adesão do paciente ao seu tratamento e ao mesmo tempo de otimização de vagas.”

Dr. William também falou da importancia da visita dos futuros médicos ao Ambulatório Médico de Especilidades:

“Foi muito importante a visita dos alunos da FEMA, num serviço de atenção secundária, como o AME, que tem o objetivo de diagnóstico e orientação terapêutica, um serviço diferente do que eles estão acostumados, principalmente de visão de faculdade, em fazer o segmento do paciente à longo prazo. Então, o conhecimento de um serviço SUS com o propósito de alta resolutividade é muito interessante aos futuros médicos, visto que nesse caso o atendimento é mais objetivo, proporcionando melhores condições de resolução do problema do paciente. Ser médico não é uma profissão fácil, ela exige dedicação e muitas vezes renúncias pessoais, mas também é extremamente gratificante quando possibilitamos a melhora do paciente, impactando no seu bem estar e na sua qualidade de vida”, destacou o gerente médico do AME”