A iniciativa da OSS Santa Casa de Assis e AME Assis mobilizou 10 instituições na organização e realização do evento.

 

Para enfatizar a importância e refletir sobre a saúde, pela sexta vez a Santa Casa de Assis e sua gestão ambulatorial -  Ambulatório Médico de Especialidades – AME Assis convidaram instituições que prestam serviços e que atuam no ensino técnico e profissional na área da saúde para a organização de um dia especial alusivo a data do Dia Mundial da Saúde, comemorada anualmente em 7 de abril.

O Encontro ocorreu no campus da Unesp Assis, no Anfiteatro Antônio Merisse, com um público aproximado de 150 pessoas e abordou três temas que foram  brilhantemente apresentados pelas palestrantes Dra Heidi Bertolucci Coelho, Dra Marianne Penachini de Rezende Barbosa e a diretora Gisele Gutierres Carvalho Ciciliato.

A mesa de abertura contou com a presença de representantes das instituições organizadoras, sendo: Andreia Camargo Souza, gerente de Serviços Ambulatoriais da Santa Casa de Assis - AME Assis, Edmar Luís de Oliveira – Coordenador Assistencial da Santa Casa de Assis, Antônio Toshimitsu Onimaru, coordenador médico do SAMU Regional Assis, representando o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema – Civap, Cristiani Silvério de Andrade Bussinati, Secretária Municipal de Saúde de Assis, Vânia Cavalcanti, Secretária Municipal de Saúde Candido Mota, Beatriz de Souza Dias assistente técnica do Hospital Regional de Assis, Benedita Quintiliano Pereira, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Assis,  Arlete Aparecida Marçal, vice-diretora acadêmica do IMESA/FEMA, Irinez Alves, CENTEA Assis e Vilma Bianchi, representando o Doutores do Bem.

A abertura ainda contou com a participação dos integrantes do projeto Doutores do Bem que interagiram com o público apresentando um pouco do lindo trabalho realizado com pacientes e profissionais nas unidades de saúde de Assis.

A Dra Heidi, psicóloga e pesquisadora, trouxe um importante debate sobre a questão da saúde mental no cenário atual, no qual temos assistido inúmeras situação de desorientação, também o consumo e exposição digital, além diminuição da interação entre as famílias. Ela ainda falou sobre a importância de associar o sentir e o pensar.. Já a Dra Marianne, fisioterapeuta e pesquisadora, destacou a importância dos hábitos de vida e sua relação com doenças crônicas e o ambiente em que vivemos. E encerrando o evento, tivemos a presença da enfermeira e diretora técnica de Saúde Gisele, Diretora Técnica de Saúde do Grupo de Vigilância Sanitária de Assis – GVE - Coordenadoria de Controle de Doenças - Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que ressaltou a importância da vacinação no controle de doenças e a necessidade de se informar sobre os benefícios das vacinas para evitar a disseminação de fake news.

Participaram do evento profissionais de saúde, alunos dos cursos de fisioterapia, enfermagem, psicologia, técnico e auxiliar de enfermagem e comunidade em geral, mostrando o engajamento e a importância de promover uma saúde de qualidade para a população.

O Encontro reforça a importancia de se discutir saúde, principalmente nos tempos atuais e ressalta a importância da união entre as instituições de saúde e ensino na área da saúde para Assis e região.

A Santa Casa de Assis agradece a participação de todos os envolvidos e parabeniza as instituições que também foram responsáveis pela organização do evento: AME Assis, Secretaria Municipal de Saúde de Assis, Secretaria Municipal de Saúde de Cândido Mota, FEMA, Hospital Regional de Assis, Centea, Conselho Municipal de Saúde, CIVAP e Doutores do Bem. O Encontro da Saúde reforça a importancia de se discutir saúde, principalmente nos tempos atuais e ressalta a importância da união entre as instituições de saúde e ensino na área da saúde para Assis e região.