site noticiaNo dia 16 de abril é comemorado o Dia Mundial da Voz, a data tem como objetivo lembrar a importância e os cuidados que devemos ter com a voz.

Para referenciar esta data e promover ainda mais informação e cuidados de saúde, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Assis, unidade ambulatorial da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, gerenciado pela Santa Casa de Assis, aderiu a Campanha Nacional da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e Sistemas de Conselhos de Fonoaudiologia, promovendo na última sexta-feira, 12, música e orientações.

Na data, pacientes e acompanhantes foram saudados com uma apresentação musical, interpretada gentilmente pelos músicos e colaboradores do AME Assis, Silvester (da dupla Silvester & Silvano) e Anderson Freitas Guaita. Durante a apresentação a fonoaudióloga do Ambulatório, Mônica Coelho Barreiros Morais, conversou com pacientes e acompanhantes orientando sobre os cuidados importantes que devemos ter no dia-dia com voz.

Já os colaboradores participaram de uma palestra ministrada pela fonoaudióloga Mônica, que na oportunidade ensinou e realizou alguns exercícios de aquecimento vocal.

A gerente administrativa do AME Assis, Andreia Camargo Souza agradece a participação e prontidão dos músicos, que com talento contribuíram com a programação do evento. Segundo ela a gestão ambulatorial da Santa Casa de Assis valoriza e tem promovido ações que visam informação em saúde, com foco na prevenção, qualidade de vida e humanização.

Cuidados com a voz:

- Fale sem esforço e articule as palavras, abrindo bem a boca;

- Procure reduzir a quantidade de fala durante quadros gripais, crises alérgicas e período pré-menstrual;

- Evite falar por longos períodos, principalmente em ambientes ruidosos.

- Evite pigarrear, gritar e dar gargalhadas exageradamente.

- Evite ingerir leite e derivados, bebidas gasosas e chocolate antes de utilizar a voz por períodos prolongados.  

- Beba goles de água (em temperatura ambiente e sem gás) em situações de uso da voz: pregas vocais hidratadas são menos suscetíveis a lesões;

- Esteja atento aos primeiros sintomas de alteração vocal, como cansaço, ardor ou dor ao falar, falhas na voz, mudança de tom, pigarro e rouquidão.    

- Tenha uma alimentação saudável rica em frutas e proteínas: evite álcool, alimentos pesados e cafeína;

No caso de suspeita de problemas vocais, procure um fonoaudiólogo e um médico otorrinolaringologista.

AME Assis

Os AMEs são unidades ambulatoriais de alta resolutividade que oferecem consultas com especialistas, exames e, em algumas unidades, pequenas cirurgias em um só local.

O AME Assis é referência para 13 municípios da região, sendo: Assis, Borá, Cândido Mota, Cruzália, Florínea, Lutécia, Ibirarema, Maracaí, Palmital, Paraguaçu Paulista, Pedrinhas Paulista, Platina e Tarumã. 

Atualmente, são oferecidas na unidade 19 especialidades médicas (Acupuntura, Vascular, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Mastologia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Proctologia, Radiologia, Urologia, Anestesiologia, Infectologia, Pneumologia, Reumatologia, Cirurgia Geral) e cinco não médicas (Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Serviço Social e Nutrição).
         Para mais informações sobre o ambulatório, acesse www.saude.sp.gov.br ou www.santacasadeassis.org.br.