1

 

Assim como no Outubro Rosa, os Ambulatórios Médicos de Especialidades - AMEs Assis e Ourinhos, gerenciados pela Santa Casa de Assis, realizaram durante todo o mês de novembro atividades voltadas à prevenção do câncer de próstata.

Nesse sentido, as unidades demarcaram o ambiente com cartazes e faixas azul, afixados nos murais e corredores, com dicas de cuidado e prevenção. Além disso, folhetos de orientação foram entregues aos pacientes nas recepções.

No AME Ourinhos, foi exibida aos colaboradores a edição especial do vídeo “AME Saúde”, programa de dicas e orientações que na edição desse mês abarcou a prevenção do câncer de próstata e os cuidados com a saúde do homem. O vídeo conta com a participação dos médicos urologistas Luis Felipe Vellacich Yubi e William Mosquin Simões, este que, após a sessão, realizou uma roda de conversa com os participantes.

Já no AME Assis, a palestra “Novembro Azul”, ministrada pelo Dr. William, esclareceu diversas dúvidas dos colaboradores sobre os devidos cuidados e as principais causas da doença.

Segundo o Inca - Instituto Nacional de Câncer, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, sendo em valores absolutos e, considerando ambos os sexos,  o segundo tipo mais comum. A detecção precoce do câncer é uma estratégia para encontrar o tumor em fase inicial e, assim, possibilitar melhor chance de tratamento. Ela pode ser feita por meio da investigação, com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença, ou com exames periódicos em pessoas sem sinais ou sintomas.

Para assistir ao episódio do AME Saúde sobre o Novembro Azul, acesse:

https://www.facebook.com/ameourinhos/videos/1343566902480793/

ou https://www.youtube.com/watch?v=0HgOsCHQbTc.

 

2 Novembro Azul