Importante ferramenta de gestão, a Ouvidoria é a porta de entrada para a participação do usuário na gestão do serviço 

 

2

 

Nesse mês de dezembro, os Ambulatórios Médicos de Especialidades - AMEs de Assis e Ourinhos participaram do 3º Encontro de Experiências Exitosas em Ouvidoria da Saúde Estadual. O evento dá a oportunidade para que as unidades que estão desenvolvendo projetos de Ouvidoria/SAU, e que tem apresentado melhorias em seu fluxo, compartilhem os êxitos conquistados.

O AME Assis participou do evento apresentando a campanha de sensibilização de faltas de pacientes “Não Falte! Sua Falta Faz Falta”, que objetiva sensibilizar e informar pacientes e comunidade sobre a importância da adesão a agenda de consultas, exames e procedimentos e os prejuízos causados a instituição de saúde e aos demais pacientes no caso de faltas, pois a cada falta de paciente a fila de espera aumenta.

Representaram o AME Assis no encontro as colaboradoras Jéssica Cardoso, responsável pelos setores de atendimento, e Andréia Ferreira Couto, ouvidora do ambulatório. Além delas, estiveram presentes no evento as colaboradoras do AME Ourinhos, Denise Christoni, coordenadora de desenvolvimento social e Virginia Oliveira, ouvidora do AME. A programação também contou com a apresentação de experiências exitosas do Hospital Estadual Américo Brasiliense e seu AME, AME Caraguatatuba, Hospital Estadual de Ribeirão Preto e Hospital Regional de Presidente Prudente.

Para a gerente dos AMEs, Andreia Camargo Souza, o evento confirma a relevância do papel das Ouvidorias na gestão moderna de serviços de saúde. “Os AMEs Assis e Ourinhos são gerenciados pela Santa Casa de Assis, que tem como prioridade o paciente, ou seja, aquele que é usuário dos serviços de saúde, oportunizando sua participação na gestão dos serviços e utilizando isso como ferramenta de melhoria contínua dos processos, objetivando mais qualidade e excelência no atendimento”.

Portanto, o grande destaque dessa apresentação foi o trabalho em parceria da Ouvidoria/SAU com a Comissão de Humanização, e por meio dela com os setores assistenciais e administrativos, como Regulação, Qualidade e Comunicação, mostrando que a gestão compartilhada, inclusive ouvindo os pacientes, obtém muito sucesso.

Os Ambulatórios Médicos de Especialidades são unidades ambulatoriais da Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo,  de alta resolutividade, que oferecem consultas com especialistas, exames e, em algumas unidades, pequenas cirurgias em um só local. Nos municípios de Assis e de Ourinhos, os AMEs são gerenciados pela Organização Social de Saúde Santa Casa de Assis.