O evento fez parte da programação em referência ao Janeiro Branco e foi ministrada pela psicóloga Elisa Maria Lopes de Lima.

 

No último mês a gestão ambulatorial da Santa Casa de Assis promoveu no AME Assis uma palestra para os funcionários da unidade. O evento fez parte da programação em referência ao movimento Janeiro Branco, que alerta para a importancia dos cuidados com a saúde mental.

                Segundo dados divulgados pela OMS, o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo e o quinto em casos de depressão. Fato que chama a atenção para a relevância e a necessidade de se discutir esse problema de saúde.

Neste sentido e com o objetivo de cuidar da equipe dedicada de profissionais foi realizada no último dia 27, a palestra “Quem cuida da mente, cuida da Vida!’, ministrada gentilmente pela psicóloga e pós-graduanda em bioenergética e terapia corporal Elisa Maria Lopes de Lima.

Em sua fala a psicóloga enfatizou que cuidar do bem estar mental deve ser uma preocução de todos. Segundo Elisa a busca pela saúde mental não é exclusividade de pessoas que sofrem de transtornos psicológicos ou mentais. E manter a saúde mental em dia envolve uma busca constante pela qualidade de vida com autocuidado, relacionamentos saudáveis, hábitos estimulantes e uma rede de apoio sólida ao seu redor. Para a profissional esse cuidado também contribui para a saúde física, considerando que problemas como a depressão, ansiedade e estresse podem ser associados a baixa imunidade, insônia e outras.

                Ela ainda destacou que quanto mais saudável a pessoa estiver, mais ela terá condições para fazer pelo próximo e por sua família.  O evento terminou com um exercício prático de respiração e relaxamento.

A gestão ambulatorial da Santa Casa de Assis realiza ao longo do ano diversas ações visando a qualidade de vida e bem estar dos colaboradores. As ações são sempre incentivadas pela Comissão de Ações Institucionais e Comissão de Humanização e Matriciamento.

Atualmente o AME Assis conta com uma equipe de aproximadamente 100 profissionais que se dedicam diarimente no atendimento SUS de pacientes de 12 Municípios Referenciados, em diversas especialidades médicas e não médicas.

Saiba mais: O AME é um centro ambulatorial de diagnóstico e orientação terapêutica de alta resolutividade em especialidades médicas, com ênfase nas necessidades da rede básica, oferecendo consultas com especialistas, exames e pequenas cirurgias em um só local.  O Ambulatório Médico de Especialidades de Assis é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde, gerenciada deste 2013 pela OSS Santa Casa de Assis.