Projeto ‘Rodas de Conversa’ faz parte de um planejamento anual que visa estreitar o relacionamento do AME com a Atenção Primária


O Ambulatório Médico de Especialidades – AME Assis, gerenciado pela Santa Casa de Assis, por meio da sua Comissão de Humanização e Apoio Matricial, que é composta por uma equipe multiprofissional, vem realizando ao longo deste ano o projeto ‘Rodas de Conversa’, dando continuidade a um planejamento anual que tem como objetivo estreitar o relacionamento do AME com a Atenção Primária dos 12 municípios referenciados. 

A ação busca a atualização do diagnóstico situacional dos municípios e oportuniza o fortalecimento do vínculo entre as unidades. As reuniões também trabalham a identificação de gargalos, o mapeamento de oportunidades de melhoria e a elaboração de planos de ação em conjunto: sempre visando o ágil e correto acolhimento à população.

Dos meses de junho a setembro, a Comissão de Matriciamento seguiu o cronograma de reuniões planejado e com uma grande adesão das secretarias de saúde conseguiu avaliar as necessidades e mapear as melhorias necessárias.

Resultados concretos

Uma das dificuldades identificadas estava relacionada à especialidade de Otorrinolaringologia, onde muitos usuários eram encaminhados ao AME para realizar a lavagem de ouvido, procedimento que poderia ser feito na atenção primária.

Durante as discussões, os médicos da atenção básica indicaram que não realizam a lavagem por não dominarem as técnicas necessárias para a realização do processo corretamente. Assim, rapidamente, a comissão organizou junto ao especialista do AME, o médico otorrinolaringologista Dr Luciano Pedreiro Calgaro, uma agenda de capacitação dos profissionais da rede de atenção primária dos municípios referenciados ao ambulatório, a fim de levar esse serviço às unidades municipais de saúde.

Iniciativas como essa, consolidam o AME Assis como referência regional em saúde e promovem a integração entre as equipes dos diferentes níveis de atenção à saúde, o fortalecimento dos serviços municipais, a qualificação do acesso e o melhor aproveitamento dos serviços oferecidos pelo ambulatório, a diminuição das filas e do tempo de espera para agendamento de consultas especializadas, além de agilizar o diagnóstico dos pacientes assistidos. 

Regionalização da saúde

O esforço promovido pelo AME Assis vem ao encontro das discussões em torno da Regionalização da Saúde, um programa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (COSEMS/SP) que, através de oficinas macrorregionais, têm buscado a reorganização das unidades de saúde com foco em aumentar a eficiência dos gastos públicos e promover o desenvolvimento da saúde local e regional a partir de um trabalho em rede.

A saber, a Comissão de Humanização e Apoio Matricial é composta por profissionais dos seguintes setores do AME Assis: Gerência Médica, Recursos Humanos, Gestão da Qualidade, SAU/Ouvidoria, Enfermagem, Comunicação, Agendamento, Recepção e Farmácia.