Gestão Ambulatorial da Santa Casa de Assis é exemplo de prestação de serviços de saúde em toda a região

 

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Assis tem alcançado resultados notáveis em relação ao absenteísmo, com números consistentemente abaixo da média estadual: em 2023, alcançou a marca de segundo menor índice de absenteísmo em Interconsulta e ficou entre as 10 unidades com menor número de ausências em primeira consulta. Foram avaliados os 62 AMEs instalados em todas as regiões do Estado de São Paulo.

Esses indicadores positivos são fruto de um trabalho colaborativo entre a equipe do AME Assis e os municípios referenciados, em consonância com os esforços da Comissão de Matriciamento e Humanização.

O absenteísmo, que se refere à ausência de pacientes em consultas, exames ou procedimentos agendados, é um desafio significativo para o sistema de saúde e impacta negativamente não apenas na eficácia do tratamento individual, mas também nos recursos disponíveis e na organização das agendas médicas.

No entanto, o AME Assis tem se destacado por sua eficácia na redução desses índices, o que se reflete em vários benefícios para a comunidade e para a própria estrutura de saúde local.  Para alcançar estes resultados, algumas estratégias são essenciais e executadas dentro de diferentes setores do Ambulatório.

Entre as ações, destacam-se: a confirmação dos agendamentos internos e externos com antecedência; orientações presenciais e por telefone realizadas pela equipe de Enfermagem; acolhimento realizado pelo Serviço de Atendimento ao Usuário em caso de falta de encaminhamento em primeira consulta ou exame externo;  divulgação de conteúdo informativo nas redes sociais e atualização diária do placar de faltas localizado na recepção do Ambulatório; além das ações de integração com os serviços de saúde regionais e reuniões mensais de alinhamento com a atenção básica, o Departamento Regional de Saúde de Marília – DRS IX e hospitais referenciados.

Os indicadores de absenteísmo do AME Assis, abaixo da média estadual, reforçam a excelência no cuidado com o paciente. Com uma abordagem colaborativa, comunicação eficaz e um foco contínuo na melhoria da qualidade, a Gestão Ambulatorial da Santa Casa de Assis continua a ser um modelo exemplar de prestação de serviços SUS de saúde em toda a região.

“Um resultado extremamente importante e que impactará positivamente tanto na projeção da Santa Casa de Assis e Ame no cenário estadual de saúde, sendo exemplo de gestão Ambulatorial, quanto para a população de Assis e Região que ganha muito com indicadores como esse que são impulsionados por um melhor aproveitamento de vagas. Com uma gestão dedicada e eficiente, cumprimos este grande desafio e conseguimos diminuir o tempo de espera em consultas e diagnósticos”, destacou Andréia Camargo Souza, gerente do AME Assis.