Desde o mês de abril deste ano o Núcleo de Segurança do Paciente - NSP do AME Assis, formado por funcionários de diversos setores, desenvolve ações mensais voltadas aos cerca de 95 colaboradores do Ambulatório, com o objetivo de divulgar, detalhar e estabelecer na rotina de todos os setores as Metas Internacionais de Segurança do Paciente, implementadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O objetivo principal é promover melhorias específicas na segurança do paciente com estratégias que abordam aspectos problemáticos na assistência à saúde, apresentando soluções baseadas em evidências para esses problemas. Recentemente, o Ministério da Saúde também instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), que define outras diretrizes importantes sobre essas metas.

Ao longo do ano os conteúdos foram trabalhados de uma maneira lúdica entre as equipes com treinamentos, workshops e palestras. A estratégia facilitou o entendimento de todos e promoveu a cultura de segurança do paciente entre os setores.

No último mês foi realizado o sétimo e último treinamento do ano, abordando, de uma maneira geral, todas as Metas Internacionais de Segurança do Paciente implementadas pela OMS.

“A ideia é que os temas estejam sempre em evidência e nunca caiam em esquecimento, por isso, mantemos uma comunicação muito forte com nossos funcionários, trabalhando as metas mensalmente e capacitando todos, sempre colocando em primeiro lugar o bem-estar e segurança dos nossos pacientes”, explica Natália Martins, Analista de Qualidade do AME Assis e membro do Núcleo de Segurança.

Empenhado no melhor acolhimento à população e em seu amplo trabalho de humanização, o AME Assis, por meio do Núcleo de Segurança do Paciente continuará em 2024 as ações internas com seus funcionários.